O Baby Kiwi

O baby kiwi é uma baga originária do Nordeste da China, Sibéria Oriental, Japão e Coreia. De pele lisa e totalmente comestível, este fruto pertencente à espécie Actinídea Arguta é consumido da mesma forma que outros pequenos frutos como a amora, framboesa e mirtilo.

Viciante, energético e bom regulador do aparelho digestivo.

Sabia que…?

O baby kiwi tem 5 vezes mais Vitamina C do que uma laranja? Duas vezes mais Vitamina E do que uma Banana? A mesma Vitamina B6 do que o espinafre?
As bagas do baby kiwi contêm cerca de 20 nutrientes. É considerado um super fruto devido às suas propriedades nutritivas e elevados valores antioxidantes.
O baby kiwi é também uma fonte importante de fenólicos, que são normalmente considerados como uma fonte muito eficaz de antioxidantes. Para além disso, este pequeno fruto é uma boa fonte de potássio, cálcio e magnésio.

Originária dos países asiáticos, as plantas de baby kiwi eram utilizadas na medicida popular para o tratamento sintomático de inúmeras doenças, incluindo problemas digestivos, dispepsia, reumatismo e hemorroidas. Várias terapias contra o cancro na China incluem a utilização desta planta.

Estes potenciais benefícios de saúde e tratamento com o baby kiwi devem-se à sua rica composição nutricional e ao facto de vários compostos diferentes interagirem de forma sinérgica.

Este superfruto é uma fonte de vitaminas, minerais e compostos benéficos que são essenciais para uma boa saúde.

* Informação extraída do artigo científico “The Nutritional and Health Benefits of Kiwiberry (Actinidia arguta) – a Review”, de Piotr Latocha, in Plant Foods Human Nutrition – DOI 10.1007/s11130-017-0637-y

O Pomar

O nosso Pomar.

No Coração da Região Norte

A Kiwish tem a sua exploração no coração da região do Minho. As características da região e da nossa exploração – solos ricos, clima ameno e húmido e águas de excelente qualidade – contribuem para uma produção de qualidade superior, em calibre, em sabor e no aroma, refletindo-se no nosso fruto fresco e produtos.
A Minikiwi Farm, Lda. (detentora da marca Kiwish) é membro do Kiwiberry International Working Group, e somos desde o nosso ínicio acompanhados por especialistas internacionais na produção deste pequeno fruto.

Condições Únicas

A plantação encontra-se protegida de ventos e com uma grande exposição solar, o que leva a produção a atingir uma elevada acumulação de açúcares naturais nos frutos.

A primavera e verão com temperaturas suaves, proporcionam uma maturação ideal que é determinante para o grau brix que vai ser o responsável final pela qualidade da produção.

O Pomar

A área plantada tem 2 hectares, com 2000 plantas, distribuídas por três variedades –  Geneva, Ananasnaya e Ambrósia Grande. Esta é, para nós, a área ideal para que a cultura tenha um acompanhamento mimado e de qualidade.
A colheita do baby kiwi é realizada entre julho e outubro. Dependendo das variedades, o baby kiwi em Portugal pode ser consumido entre o final de julho e novembro. É, normalmente, comercializado em cuvetes de 125 g. Está pronto a consumir quando está macio – nem muito duro nem muito mole.